top of page

Entidades de arquitetos desaconselham participação em concurso do Museu da Bíblia

Rádio Arquitetura | 16/08/2021


Uma carta publicada na última quinta-feira (12), assinada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/DF), Sindicato dos Arquitetos do Distrito Federal (Arquitetos/DF), Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP/DF) e Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FENEA/DF), alerta para riscos na participação de profissionais da área em concurso que vai escolher um projeto arquitetônico para o Museu da Bíblia.


Denominado oficialmente como Concurso Público Nacional para Estudo Preliminar de Arquitetura para Equipamento Público Comunitário de Caráter Cultural, na Região Administrativa do Plano Piloto – RA I, Museu Nacional da Bíblia, o edital se refere a dois equipamentos distintos: Memorial da Bíblia e Museu de Arte Sacra.


As signatárias da carta apontam vícios, ilegalidades e falta de transparência no processo. De acordo com o documento, o concurso apresenta diversas contradições e inconsistências entre trechos das bases do edital, portarias e anexos, além de falhas no uso de terminologias das fases de projetos de arquitetura e complementares.


Após uma série de considerações elencadas, as entidades encerram a carta recomendando de forma expressa que arquitetos e urbanistas brasileiros não participem do certame


A íntegra do manifesto, com o detalhamento de todos os problemas do edital, pode ser lida neste link.



Marcelo Idiarte

Assessoria de Comunicação

Rádio Arquitetura

bottom of page