top of page

SARAU DO SOLAR INICIA SUAS ATIVIDADES HOMENAGEANDO AS MULHERES AO SOM DE MÚSICA LATINA.

Abertura das atividades de 2024 contou com a presença de autoridades, músicos, artistas e com dois belos espetáculos de Maria Alice e Tatiéli Bueno, além de uma excelente novidade que irá ajudar os artistas em seus projetos futuros. Não poderia ser diferente. A abertura do calendário 2024 do Sarau do Solar da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Presentes no Vestíbulo Nobre da ALRS estavam autoridades, músicos, artistas de outras áreas, formadores de opinião e imprensa, todos ansiosos em conhecer as novidades e também em acompanhar os shows da noite. Noite que também marcou, como é tradição do evento, a participação das mulheres como protagonistas absolutas da estreia.



Mariana Abascal, Diretora de Cultura da Assembleia Legislativa, fez como anfitriã, as honras da casa, conduzindo com desenvoltura e uma certa dose de informalidade, totalmente adequada ao momento, o encontro. Como é de praxe, agradecimentos foram feitos, com autoridades também tendo seus momentos de fala. Mariana também apresentou a lista de músicos que irão participar da edição 2024, a 32ª na história do Sarau e, nós da Rádio Arquitetura, não podemos deixar de sublinhar a qualidade e diversidade das atrações escaladas, que transitam entre vários estilos e gêneros musicais.


NOVO TEMA Dois pontos altos deste momento, a destacar. Primeiro a apresentação do novo tem musical do Sarau em 2024, uma adaptação da música "Cada um", de Pirisca Grecco, com apresentação do próprio autor. Por sugestão da Diretora de Cultura, Mariana, a frase "plantando juntos o mundo melhora" foi trocada por "cantando juntos o mundo melhora". Sugestão que Pirisca imediata e gentilmente abraçou e autorizou.

SARAU COLABORATIVO

O segundo ponto, a grande novidade da noite. A partir desta edição o Sarau passou a ser chamado de Sarau do Solar Colaborativo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A adoção do termo "Colaborativo" justifica-se: a partir deste ano o público terá a oportunidade de contribuir diretamente com os artistas via PIX, através de um QR Code impresso no flyer de cada espetáculo. O valor da contribuição vai diretamente para a conta do artista, sem intermediários. Sem dúvidas, uma maneira moderna, inovadora e segura de valorizar o trabalho artístico, além de dar suporte para novos projetos. Para as apresentações do Sarau do Solar Colaborativo 2024, segundo Mariana, todos os cachês dos espetáculos já estão com seus pagamentos garantidos pela Assembleia.


APRESENTAÇÕES DA NOITE


MARIA ALICE | "LA NOCHE QUE ME QUIERAS"


Na sequência vieram as apresentações no palco do Teatro Dante Barone. A primeira a se apresentar foi a cantora fronteiriça, revelação do Estado, Maria Alice. A cantora de Santana do Livramento/RS, trouxe ao palco o seu espetáculo "La Noche que me Quieras". Esbanjando simpatia e carisma, Maria Alice apresentou um repertório latino onde se destacaram ritmos como tango, bolero e milongas.

Com uma voz poderosa e presença de palco marcante presenteou o público com grandes clássicos latinos e também contou, em alguns momentos, com um casal de bailarinos que deram um show à parte, deixando a apresentação ainda mais atraente e refinada.


Depois, Maria Alice voltaria ao palco para um dueto com Tatiéli Bueno, a outra estrela da noite.



TATIÉLI BUENO | TRIBUTO A MERCEDES SOSA


A próxima a subir no palco do teatro foi a já consagrada cantora Tatiéli Bueno para celebrar os 10 anos do seu espetáculo "Tributo a Mercedes Sosa". Apoiada no repertório atemporal de Mercedes e no significado e importância de "La Negra" para a cultura latino-americana e mundial, Tatiéli não decepciona. Pelo contrário, entrega-se de corpo, alma e voz ao espetáculo, saciando a saudade até dos fãs mais ardorosos da cantora argentina. Com uma voz afinadíssima e com registro vocal muito próximo de Mercedes, Tatiéli relembrou canções inesquecíveis como "Solo le pido a Dios", "Volver a los 17", "Gracias a la Vida" e Alfonsina y el Mar". Aliás, nesta última, Tatiéli vai às lágrimas durante a interpretação e, ainda que com a voz embargada, resiste e prossegue até o final, provando que a arte de Mercedes toca seu coração, assim como o coração de todos os presentes. Resistência, Mercedes Sosa estaria orgulhosa.


OUTROS DESTAQUES

Não podemos encerrar esta matéria sem mencionar outros destaques que contribuíram para a beleza e eficiência dos espetáculos: Bandas: deram um show a parte, com músicos competentíssimos e carismáticos, em sintonia com a concepção de cada um dos shows. Produção: Luci Caminha, incansável na divulgação dos dois espetáculo, parte fundamental para o sucesso do evento. Som: impecável, bem equalizado e na altura exata para emocionar sem ferir os ouvidos. Iluminação: excelente! Criou climas, acentuou participações e junto com as cantoras, contou uma história no palco, despertando emoções.


PRÓXIMAS APRESENTAÇÕES

Em breve divulgaremos o calendário completo do Sarau do Solar Colaborativo da Assembleia Legislativa RS, mas podemos adiantar que a próxima atração será o músico Egisto Dal Santo, no dia 20 de março, 19h, no Solar dos Câmara.

bottom of page