top of page

"HÁ UMA LIMITAÇÃO ESTÉTICA BÁSICA SOBRE O QUE PODE SER FEITO COM CIDADES: UMA CIDADE NÃO PODE SER UMA OBRA DE ARTE."

A Influência de Jane Jacobs, a mulher que alterou de forma definitiva a maneira de observar e analisar os fenômenos urbanos, na construção de comunidades Inclusivas.




O legado visionário de Jane Jacobs continua a deixar sua marca na arquitetura residencial contemporânea do Brasil. Em um país onde as cidades estão em constante transformação, os princípios de Jacobs sobre interação social e diversidade urbana estão sendo incorporados de maneiras inovadoras.


Ao destacar a importância de espaços públicos vibrantes e uso misto, arquitetos e urbanistas brasileiros estão redefinindo o cenário urbano. Projetos que priorizam o pedestre e promovem uma mistura de usos, como habitação, comércio e lazer, estão se tornando cada vez mais comuns.


Essa abordagem não apenas cria ambientes mais agradáveis para se viver, mas também fortalece o tecido social das comunidades. Ao incentivar a interação entre os residentes e criar espaços compartilhados, a arquitetura residencial contemporânea no Brasil está moldando um futuro mais inclusivo e sustentável.


"Existe uma qualidade ainda mais má do que a feiúra ou desordem, e esta qualidade mais má é a máscara desonesta da ordem fingida, alcançada ignorando ou suprimindo a ordem real que está lutando para existir e ser servida." (Jane Jacobs)

Exemplos específicos de empreendimentos que seguem os princípios de Jacobs podem ser vistos em várias cidades do país, desde edifícios de apartamentos até bairros planejados. Essas iniciativas não apenas refletem a influência duradoura de Jacobs, mas também mostram como sua visão continua a inspirar a criação de espaços urbanos mais humanos e conectados.


Os empreendimentos residenciais brasileiros, como o Condomínio Parque das Nações em São Paulo, o Condomínio Porto Maravilha no Rio de Janeiro e o Residencial Bosque dos Ipês em Brasília, compartilham uma abordagem centrada na criação de espaços urbanos inclusivos e vibrantes. Todos eles integram elementos de moradia, comércio e áreas verdes, promovendo interação social e diversidade comunitária. Desde ruas arborizadas até espaços públicos bem projetados, esses empreendimentos refletem os princípios de Jane Jacobs, enfatizando a importância do espaço público e da natureza na qualidade de vida urbana.



bottom of page