Morre o arquiteto Oriol Bohigas, pai da Barcelona moderna


Oriol Bohigas, arquiteto catalão

Rádio Arquitetura | 01DEZ2021


Faleceu ontem (30), na Espanha, o arquiteto catalão Oriol Bohigas, responsável pela grande transformação urbana que preparou Barcelona para os Jogos Olímpicos de 1992.


Foi Bohigas que abriu a cidade para o mar, até então esquecido em função de um porto degradado e acesso à praia bloqueado por velhas fábricas. Seu plano de reurbanização alçou Barcelona a outro patamar, inserindo a capital catalã como destino obrigatório de qualquer roteiro arquitetônico moderno.



Bohigas era arquiteto, urbanista, ensaísta, professor universitário, político e agitador cultural. Dono de uma mente inquieta e efervescente, esteve no epicentro de algumas polêmicas por defender de forma intransigente o caráter social e inclusivo da arquitetura, o que frequentemente o colocou em rota de choque com a tradicional burguesia espanhola.


Foi um dos líderes da Gauche Divine, profícuo movimento de contracultura surgido no final dos anos 1960 em Barcelona, formado essencialmente por artistas, intelectuais e profissionais de esquerda. Sua intensa ligação com o meio artístico e cultural catalão seria uma de suas maiores marcas ao longo da vida.


Disseny HUB Barcelona, obra de Oriol Bohigas
Disseny HUB Barcelona, obra de Oriol Bohigas

Como arquiteto e urbanista Bohigas assinou mais de 500 projetos, parte deles em conjunto com Josep Maria Martorell e David Mackay, sócios no escritório MBM Arquitectes. Algumas de suas obras famosas são a Vila Olímpica e Porto Olímpico de Barcelona, o prédio da Universidade Pompeu Fabra (surgido a partir da requalificação de um antigo quartel militar), o Edifício Disseny HUB e o Tecnocampus Mataró. O catalão recebeu mais de uma dezena de prêmios e escreveu mais de 20 livros sobre arquitetura e cultura.


Oriol Bohigas nasceu, viveu e morreu em Barcelona. Ele tinha 95 anos (iria completar 96 no dia 20 de dezembro) e sofria do Mal de Parkinson desde pelo menos 2015.


Foto 1: Agência EFE

Foto 2: Iñigo Bujedo Aguirre



Marcelo Idiarte

Assessoria de Comunicação

Rádio Arquitetura

E-mail | WhatsApp