Intervenção artística no Museu Niemeyer gera controvérsia em Curitiba
Rádio Arquitetura | 28/08/2021
Um grafite feito em uma das fachadas do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, provocou repúdio de um bisneto do famoso arquiteto que projetou e dá nome ao icônico prédio.
Paulo Niemeyer, que também é arquiteto, membro do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ) e presidente do Instituto Oscar Niemeyer, não gostou da intervenção da dupla de grafiteiros Gustavo e Otávio Pandolfo, conhecidos pelo nome artístico OsGemeos.
O bisneto de Niemeyer usou sua conta no Instagram para criticar a dupla. Ele classificou a ação como de "mau gosto", "desrespeitosa" e "agressiva".
Sob encomenda
A intervenção de OsGemeos foi encomendada pelo próprio museu, como parte da divulgação da mostra sobre a dupla, que vai estar aberta à visitação a partir de 17 de setembro.
Geralmente as exposições no MON são identificadas com grandes banners pendurados na fachada do prédio original, projetado em 1967 para ser um instituto de educação e transformado em museu 35 anos depois, em 2002.
Por se tratar de uma mostra sobre grafite, a direção do MON achou oportuno convidar a dupla homenageada para aplicar sua arte na própria fachada do museu. O processo foi acompanhado ao vivo por dezenas de pessoas, incluindo crianças de escolas de Curitiba.
Museu se manifesta
Por meio de nota oficial, a direção do MON se posicionou sobre as críticas de Paulo Niemeyer.
De acordo com o comunicado, "A obra, de caráter reversível e temporário, não afeta a volumetria do edifício, não utiliza parafusos ou outros materiais que possam afetar a estrutura ou as características do projeto arquitetônico".
O museu explica que a edificação não é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e que obteve autorização expressa do Departamento de Patrimônio do Estado do Paraná (DPE-PR), onde o prédio projetado por Oscar Niemeyer se encontra tombado juntamente com o conjunto do Centro Cívico de Curitiba.
A nota também informa que OsGemeos já fizeram intervenções temporárias semelhantes no famoso Tate Modern, de Londres, um dos museus mais visitados do mundo, e no Museu de Arte Moderna (MAM), de São Paulo.
No caso do MAM, o grafite dos irmãos ficou tão impactante que se tornou um mural permanente, sendo incorporado ao acervo da instituição.
Foto: OsGemeos/Divulgação
Marcelo Idiarte
Assessoria de Comunicação
Rádio Arquitetura
Comentarios