Fórum SP 21 vai debater o planejamento urbano da cidade de São Paulo


Fórum SP 21

Rádio Arquitetura | 22SET2021


Começou nesta terça-feira (21) em São Paulo o Fórum SP 21, um seminário para avaliação do sistema municipal de planejamento urbano da capital. O foco são os impactos e repercussões do Plano Diretor e da Política Urbana da cidade.


Com abrangência multidisciplinar, o evento se propõe a debater e sistematizar um amplo conjunto de análises que têm sido feitas sobre os instrumentos urbanísticos, planos, programas e projetos urbanos implementados em São Paulo a partir do Estatuto da Cidade, sancionado em 2001. O objetivo é fomentar a observação, a avaliação e o debate sobre as políticas urbanas, na perspectiva de iluminar horizontes futuros que possam gerar implementação, revisão e aperfeiçoamento.


O seminário reune pesquisadores, profissionais, alunos de graduação e pós-graduação, representantes de órgãos públicos, entidades empresariais, conselhos profissionais, movimentos sociais, associações de moradores, coletivos e outros que possam apresentar, de forma sistematizada, uma avaliação e reflexão sobre o temário do fórum.



Devido às restrições sanitárias da pandemia, o evento está sendo realizado apenas em ambiente virtual. Ao todo são 24 temas norteadores ligados ao planejamento urbano. Para estimular e ampliar a participação de interessados foram aceitas propostas de trabalhos em diferentes formatos de linguagem.


O Fórum SP 21 é promovido pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), Instituto de Arquitetos do Brasil – São Paulo (IAB-SP), Centro de Estudos da Metrópole (CEM-USP/Cebrap), Escola da Metrópole do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) e Comissão de Direito Urbanístico da Ordem dos Advogados do Brasil – São Paulo (OAB-SP).


O seminário é aberto (gratuito) e vai até o dia 30 de setembro, podendo ser acompanhado nas plataformas digitais da FAU-USP, CEM-USP e IAB-SP. A programação completa pode ser acessada neste link.


O QUE: Fórum SP 21

QUANDO: 21 a 30 de setembro

ONDE: YouTube da FAU-USP

Facebook do CEM-USP

Facebook do IAB-SP


Arte/vídeo: FAU-USP/Divulgação



Marcelo Idiarte

Assessoria de Comunicação

Rádio Arquitetura

E-mail | WhatsApp