top of page

EXPOSIÇÃO MERGULHA NO LEGADO CULTURAL DA VIDA E OBRA DE VINÍCIUS DE MORAES.

Evento no Farol Santander traz a Porto Alegre a genialidade da obra de Vinícius de Moraes e os segredos por trás das suas letras imortais. 


O renomado poeta e compositor Vinicius de Moraes será homenageado em uma exposição inédita no Rio Grande do Sul, no Farol Santander Porto Alegre.


Sob o título "Vinicius de Moraes - Por Toda a Minha Vida", a mostra apresentará mais de 350 itens, incluindo materiais originais que traçam sua vida e obra, destacando clássicos da Bossa Nova.

Um aspecto especial da mostra será a Linha do Tempo, onde serão apresentados documentos pessoais do poeta, bem como obras de sua infância e adolescência, como o jornalzinho "O Mexerico" e o conto "O Corvo".

Uma ala inteira será dedicada à sua obra infantil "A Arca de Noé", lançada em 1980.


Vinicius de Moraes, figura multifacetada que atuou como poeta, músico, letrista, diplomata e muito mais, foi um dos principais agentes de transformação cultural do século XX no Brasil. A exposição busca capturar as diversas facetas desse ícone, desde suas contribuições à música popular, como a Bossa Nova, até sua importância como poeta, influenciando gerações.



A mostra ainda contará com a exibição de manuscritos com versões preliminares de diversas canções icônicas que se tornaram parte da cultura brasileira, como “Chega de Saudade” e “Garota de Ipanema”. Com estudos originais para confecção dos cartazes de divulgação da peça "Orfeu da Conceição", feitos por Carlos Scliar, Luiz Ventura e Djanira da Motta e Silva, e também obras de artistas plásticos amigos de Vinicius, como Portinari, Guignard, Pancetti, Santa Rosa, Dorival Caymmi e Carybé, serão exibidas.


A exposição acontecerá de 20 de março a 19 de maio de 2024.


Com Toquinho, um de seus grandes parceiros.







bottom of page