Rádio Arquitetura é indicada ao PRÊMIO CAU/RS na categoria Imprensa


Prêmio CAU/RS 2021, divulgação

Rádio Arquitetura | 03NOV2021


Na última segunda-feira (01) a Associação de Arquitetos e Engenheiros de Novo Hamburgo (ASAEC) indicou a Rádio Arquitetura ao PRÊMIO CAU/RS 2021, na categoria Imprensa — Pessoa Jurídica.


A distinção é oferecida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) às iniciativas que divulgam, promovem e valorizam a profissão. Concorrem trabalhos realizados entre os dias 1º de outubro de 2020 e 30 de setembro de 2021.


No ar 24 horas por dia e 7 dias por semana, no período coberto pela premiação a Rádio Arquitetura efetuou nada menos do que 384 transmissões de programas com conteúdo dedicado à Arquitetura e Urbanismo e áreas correlatas. 10 programas regulares fizeram parte da programação, sendo 9 por semana e 1 por mês. Outros 8 programas especiais, de episódio único, foram ao ar durante o mesmo período.


Números da Rádio Arquitetura

Os programas produzidos pela rádio geraram quase 246 horas de conteúdo relacionado à arquitetura e urbanismo, paisagismo, design de interiores, história, tecnologia, sustentabilidade, engenharia e outros. Ao todo, 261 convidados diferentes participaram das edições, em sua maioria arquitetos e urbanistas.


As transmissões ao vivo também resultaram em 384 arquivos de áudio e vídeo, constituindo um importante acervo disponível para acesso a qualquer tempo. Os vídeos estão hospedados no Facebook e os áudios estão armazenados sob o formato de podcast nas plataformas de streaming Spotify, Deezer e Castbox.


Três vezes RadArq


Esse é o terceiro ano seguido que a Rádio Arquitetura é indicada ao principal prêmio da Arquitetura e Urbanismo no Estado. Em 2019 venceu na categoria Imprensa — Pessoa Física, representada por seu fundador e diretor geral Alexandre Sebold. Em 2020 a rádio foi indicada na categoria Imprensa — Pessoa Jurídica, porém o troféu foi concedido para outra iniciativa.


"Ganhar o PRÊMIO CAU/RS 2019 foi muito importante para mim como jornalista e diretor da Rádio Arquitetura. Mesmo nominado à pessoa física, contabilizamos esse prêmio como um reconhecimento ao trabalho da rádio" diz Sebold, que fundou a Rádio Arquitetura em 2014.


Alexandre Sebold, diretor da Rádio Arquitetura, e Tiago Holzmann da Silva, presidente do CAU/RS
Alexandre Sebold, diretor da Rádio Arquitetura, e Tiago Holzmann da Silva, presidente do CAU/RS

O jornalista complementa: "Depois de termos chegado perto no ano passado, este ano trabalhamos forte para que a pessoa jurídica da rádio seja reconhecida como um agente divulgador e impulsionador da Arquitetura e Urbanismo no país. Por isso adicionamos novos programas fixos em nossa grade, criamos uma nova identidade visual, remodelamos nosso website, criamos uma seção de notícias e estamos investindo em diversas melhorias para produzir mais conteúdo e ampliar a penetração da Rádio Arquitetura".


Sebold destaca ainda o esforço que tem sido feito para simplificar a arquitetura e o universo da construção civil ao público leigo, que também é ouvinte da rádio. "Apesar de quase sempre abordarmos assuntos técnicos, temos o cuidado de fazer isso seguindo princípios básicos do jornalismo, como objetividade e clareza. Os convidados dos nossos programas geralmente sabem transmitir conhecimento, que é algo diferente de ter conhecimento. Quando não sabem, meu papel como entrevistador e mediador é fazer as perguntas pertinentes para esclarecer eventuais dúvidas de ouvintes", finaliza.


Arquitetura para todos


Os 10 programas que fizeram parte da programação regular da Rádio Arquitetura dentro do período coberto pelo Prêmio CAU/RS 2021:


  • ARQUITETOS & AMIGOS ON THE ROAD

  • ARQUITETURA EFÊMERA

  • ERGO TALK

  • TRAJETÓRIA*

  • +DESIGN

  • NEURONARQUITETURA

  • CONECTE-SE

  • ARQUITETURA LEGAL E O MUNDO DAS PERÍCIAS

  • DEZ PRAS DUAS

  • ARQUITETURA: SUBSTANTIVO FEMININO


A partir de 1º de novembro de 2021 o programa Trajetória não faz mais parte da programação fixa. Em seu lugar entrou o programa Entrevista Especial. A descrição, os horários e os apresentadores de cada programa podem ser conferidos na página Programas de conteúdo.



Os 8 programas especiais produzidos pela rádio no mesmo período, todos com 60 minutos de duração cada:


AO MESTRE, COM CARINHO

Pauta: Homenagem à arquiteta e professora Célia Ferraz de Souza. Participação: Caroline Kehl e Luiz Fernando Rhoden, arquitetos e urbanistas. Transmitido em 08/04/2021.


TOC TOC

Pauta: O que a sociedade espera dos arquitetos hoje. Participação: Alexandre Grivicich, Carine Villarino Frischmann e Rafaela Ritter, arquitetos e urbanistas. Transmitido em 14/04/2021.


ENTREVISTA ESPECIAL

Pauta: Guia ArqPOA. Participação: Vlademir Roman e Rodrigo Poltosi, arquitetos e urbanistas. Transmitido em 14/05/2021.


LIVE SOBRE WEBINÁRIO DO CAU/RS

Pauta: A realidade e a prática no ensino e formação em Arquitetura e Urbanismo. Participação: Cecília Esteve e Rodrigo Spinelli, arquitetos e conselheiros do CAU/RS. Transmitido em 18/06/2021.



PERSPECTIVAS CAU/RS

Pauta: Fiscalização do CAU/RS nas redes sociais. Participação: Deise Flores Santos, arquiteta e conselheira do CAU/RS, e Andréa Borba Pinheiro, arquiteta e coordenadora de fiscalização do CAU/RS. Transmitido em 29/06/2021.


ENTREVISTA ESPECIAL

Pauta: 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2021 Rio. Participação: Eleonora Mascia, presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA). Transmitido em 23/07/2021.


LIVE ESPECIAL

Pauta: Dia Nacional da Mulher Arquiteta e Urbanista. Participação: Daniela Engel, Gladis Killing e Juliana Trufelli, arquitetas e urbanistas, e Tatiana Rech, designer de interiores e acadêmica em Arquitetura e Urbanismo. Transmitido em 31/07/2021.


ENTREVISTA ESPECIAL

Pauta: IV Fórum BauKultur. Participação: Klaus Bohne, arquiteto e coordenador do Comitê BauKultur, e Dietmar Sukop, gerente-executivo da Câmara Brasil-Alemanha no Rio Grande do Sul (AHKRS). Transmitido em 20/08/2021.


Construindo pontes, projetando o futuro


A Rádio Arquitetura é pioneira no mundo lusófono no segmento de rádio privada aberta integralmente dedicada à Arquitetura e Urbanismo. No Brasil, projetos similares só existem vinculados a universidades. Neste mês de novembro a rádio está completando 7 anos no ar.


Ao longo de sua trajetória a Rádio Arquitetura foi conquistando respeito e admiração de profissionais da área, entidades de classe, fornecedores de produtos e serviços, estudantes e público em geral. Mesclar conteúdo sério com uma programação musical qualificada fez da rádio uma boa opção para quem não quer apenas ouvir música, sem interação.


Atualmente, 7 entidades ligadas à Arquitetura e Urbanismo apoiam formalmente a Rádio Arquitetura: FNA, CAU/RS, IAB/RS, AsBEA/RS, ASAEC, AAI Brasil/RS e ARAU Macaé/RJ. Partiu da ASAEC a indicação da rádio ao PRÊMIO CAU/RS 2021.


A Associação de Arquitetos e Engenheiros de Novo Hamburgo é uma parceira antiga da Rádio Arquitetura. Recentemente a entidade coproduziu a série Toda Arquitetura, um programa especial dividido em 4 episódios de 60 minutos cada. Toda Arquitetura celebrou os 35 anos da ASAEC e reuniu 10 arquitetos da entidade, incluindo a presidente Rosana Oppitz e o ex-presidente Maicon Schaab. Esta série teve apoio oficial do CAU/RS.


Na próxima sexta-feira (5) a comissão julgadora do PRÊMIO CAU/RS 2021 vai selecionar as indicações que vão concorrer ao troféu deste ano. Depois disso vem a etapa da votação online, onde os próprios arquitetos filiados ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul vão poder escolher os vencedores.



Marcelo Idiarte

Assessoria de Comunicação

Rádio Arquitetura

E-mail | WhatsApp