House of Music, de Sou Fujimoto, abre suas portas na Hungria



Rádio Arquitetura | 09FEV2022


Um novo marco no cenário cultural europeu está inaugurado na Hungria. A House of Music, obra de Sou Fujimoto, abriu oficialmente as portas na capital do país após quase seis anos de construção. Com 9 mil metros quadrados, a edificação é a peça central do Liget Budapest Project e inclui auditório, galeria de arte nacional, edifício cultural e áreas ajardinadas.


Tendo vencido um concurso de projeto em 2014, o arquiteto japonês projetou aquilo que ele mesmo definiu como uma "casa moderna e extravagante para a música", inspirando-se nos mundos natural e musical.


O desenho de Fujimoto distribui o programa interativo de educação, exposição e espaços de performance em três níveis, entremeados a uma variedade de espécies vegetais significativas à experiência do visitante. A fachada de vidro possibilita uma transição entre ambientações internas e externas – o interior é iluminado também pela cobertura que, com 100 aberturas, canalizam a incidência de luz.



Música em todos os lugares

Os espaços expositivos subterrâneos abrigarão exposições permanentes e temporárias, incluindo a “cúpula sonora” que cria um ambiente inspirado no conceito do compositor Karlheinz Stockhausen. O piso térreo passa a ser destinado a performances e incluir a sala de concertos, bem como o palco ao ar livre, para assim o primeiro pavimento permanecer voltado a iniciativas educacionais.





Autoria das imagens: Palkó György

Redação Rádio Arquitetura

E-mail | Whats App