top of page

"CASA DOS SENTIDOS": UM MERGULHO RESPEITOSO, ARTÍSTICO E ARQUITETÔNICO NO MUNDO DAS PERCEPÇÕES SENSORIAIS DE AUT

Exposição, que está em sua 2ª Edição, tem turnê programa pelo Brasil e exterior


 Casa dos Sentidos, projeto artístico e arquitetônico de conscientização sobre autismo, começou sua turnê nacional. Os ambientes têm impacto direto no bem-estar e na qualidade de vida de seus ocupantes, podendo ir além, servindo como ferramenta de inclusão e conscientização sobre a forma de habitar e vivenciar os espaços por quem convive com transtornos ou limitações físicas.


A Guanabara Produções Culturais, com o apoio da Montenegro Produções Culturais, é responsável pelo desenvolvimento da Casa dos Sentidos, resultado de um extenso processo de pesquisa a partir de vivências com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A etapa contou com a colaboração de profissionais de diversas disciplinas, como psicólogos, pedagogos, especialistas em psicomotricidade, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. A produção também recebeu o suporte da Tismoo, startup de medicina e testes genéticos para autismo, e do The Muotri Lab, da Universidade de San Diego, Estados Unidos.

Foto: Brunno Covello

A experiência imersiva, que teve sua primeira edição em 2022, expressa sentimentos e vivências de crianças e adolescentes com TEA em um ambiente que reproduz uma casa.


A curadora do projeto, Giuzy de Luca, destaca a importância de oferecer uma experiência inédita que fale sobre inclusão social por meio da arte, de forma sensorial e lúdica. A arte é vista como o elo de ligação no campo expressivo que aproxima os sentidos e a inclusão, conforme ressalta a pesquisadora Jocian Machado Bueno.


“Cada um vê o mundo à sua maneira e as pessoas com TEA enxergam e interpretam a realidade de uma forma ainda mais individual. A proposta da curadoria é oferecer uma experiência inédita que fala sobre inclusão social por meio da arte. Tudo de forma sensorial e lúdica." (Giuzy de Luca, curadora do projeto)

Diversos profissionais de arquitetura, artistas e designers participam da criação dos ambientes, cada um trazendo sua perspectiva única. Entre as novidades desta edição, destaca-se a participação de Aline Provensi, psicóloga e autista, que assina o espaço do Banheiro, abordando suas dificuldades sensoriais nesse ambiente. A Casa dos Sentidos promete ser um espaço de acolhimento e afeto, fundamentado na arte para provocar diversas sensações a cada cômodo.



Foto: Brunno Covello


Após a turnê nacional, a Casa dos Sentidos seguirá para os Estados Unidos e Portugal no segundo semestre. Confira a agenda da turnê nacional, que tem entrada gratuita:

Campinas (SP) até 23 de fevereiro de 2024

Curitiba (PR) de 29 de março a 21 de abril de 2024

Brasília (DF) de 10 a 30 de maio de 2024

São Paulo (SP) com data e local a serem confirmados. Saiba mais sobre a exposição "Casa dos Sentidos" acessando o site oficial, neste link



Foto: Brunno Covello

bottom of page