top of page

Rádio Arquitetura apresenta programa especial sobre a tragédia na Boate Kiss


Menino beija foto de vítima da Boate Kiss (foto: Ricardo Duarte/Agência RBS)

Rádio Arquitetura | 09OUT2021


Na próxima quarta-feira (13) a Rádio Arquitetura vai apresentar um programa especial sobre o caso do incêndio na Boate Kiss, ocorrido em janeiro de 2013, em Santa Maria (RS).


A tragédia, que causou a morte de 242 pessoas e feriu outras 636, muitas dessas gravemente, está prestes a completar 9 anos. Apesar disso, ninguém foi punido ainda. O julgamento está marcado para o próximo dia 1º de dezembro, na modalidade de júri popular.


Além do longo tempo decorrido sem que os responsáveis fossem penalizados, outras controvérsias cercam o Caso Kiss. Autoridades apontadas como corresponsáveis no inquérito policial acabaram excluídas do processo. O julgamento foi retirado da comarca de Santa Maria e transferido para Porto Alegre. Informações veiculadas na imprensa indicam que os sócios da boate já não têm nenhum patrimônio que possa suplantar indenizações.


Mais recentemente, um pedido de transferência do julgamento para um local que comportasse mais público foi negado por razões de segurança. O tribunal do júri está mantido para o prédio do Fórum Criminal da Capital, no Bairro Praia de Belas. O local tem capacidade para 200 pessoas, porém devido aos protocolos sanitários da pandemia só vai poder receber 60 pessoas — bem menos do que o contingente formado pelas 240 famílias de mortos na tragédia.


Para entender o contexto do incêndio, as mudanças na legislação e na fiscalização, e a expectativa em relação ao julgamento, a Rádio Arquitetura vai conversar com especialistas e um representante da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).


Card do programa especial Incêndio na Boate Kiss

Participam a arquiteta Fernanda Pinheiro, especialista em segurança contra incêndios em edifícios, a arquiteta Rafaela Ritter, perita judicial, o engenheiro e professor Telmo Brentano, especialista em engenharia de incêndio, e Flávio Silva, presidente da AVTSM. O debate será comandado pelo jornalista Alexandre Sebold, apresentador e diretor geral da Rádio Arquitetura.


O programa terá 1 hora de duração e estará aberto à participação de espectadores e ouvintes pelos canais de interação da rádio, incluindo o Instagram @arquiteturaradio e o WhatsApp (51) 98211-9741.


Acompanhe com imagens em facebook.com/radioarquitetura e bit.ly/youtube-radioarquitetura, ou somente áudio em www.radioarquitetura.com.br e app RadiosNet, disponível para iOS e Android.


O QUE: PROGRAMA ESPECIAL | INCÊNDIO NA BOATE KISS

QUANDO: 13 de outubro, quarta, às 15h50

ONDE: YouTube (com imagens)

Facebook (com imagens)

Website (somente áudio)

RadiosNet (somente áudio)


Imagens: Ricardo Duarte/Agência RBS



Marcelo Idiarte

Assessoria de Comunicação

Rádio Arquitetura

bottom of page