Niterói começa a testar ônibus elétrico em linhas municipais


Caio Millennium BRT, ônibus elétrico

Rádio Arquitetura | 20SET2021


A cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, iniciou nessa segunda-feira (20) um período de testes operacionais com um ônibus de tração elétrica.


Fabricado e cedido pela empresa paulista Caio Induscar, o Millennium BRT tem autonomia para rodar 250km. O veículo pode transportar até 80 passageiros, sendo 26 sentados e 54 em pé. O modelo é equipado com ar-condicionado, tomadas para smartphones e piso baixo, o que facilita o acesso. Para recarregar completamente as baterias do ônibus são necessárias 4 horas.


A implementação de veículos com motor elétrico reduz a emissão de poluentes na atmosfera e gera menos ruído nas operações. De acordo com Luciano Paez, secretário municipal do Clima de Niterói, cada ônibus elétrico deixa de emitir 115 toneladas de carbono por ano. O cálculo compensatório para esse volume de gases equivale ao plantio de 800 árvores.


O período de testes do Millennium BRT vai durar 60 dias. Veículos semelhantes de outros fabricantes também serão testados. A ideia é avaliar qual modelo se adapta melhor aos itinerários das linhas urbanas de Niterói.


A meta da prefeitura é ter 10% da frota de ônibus da cidade operando com motores elétricos. Um primeiro edital deverá ser lançado no primeiro semestre de 2022 para a aquisição de 40 veículos, o que corresponde a 5% da frota. Posteriormente, uma nova licitação vai complementar os demais 5%.


Foto: Prefeitura de Niterói



Marcelo Idiarte

Assessoria de Comunicação

Rádio Arquitetura

E-mail | WhatsApp