top of page

EXPOSIÇÃO "LINA BO BARDI - POESIA DO CONCRETO" CHEGA A BERLIM

Mostra reúne 40 desenhos da renomada arquiteta ítalo-brasileira, além fotografias da artista Veronika Kellndorfer, que há décadas estuda o trabalho de Lina.


No dia 31 de maio, a Tchoban Foundation - Museu de Desenhos de Arquitetura, localizado em Berlim, inaugura a exposição "Lina Bo Bardi – Poesia do Concreto". Pela primeira vez na Europa, esta mostra reúne 40 desenhos da renomada arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, oferecendo uma visão cultural e afetiva dos espaços por meio de suas obras. Curada pela historiadora de arte Tereza de Arruda, a exposição apresenta uma seleção cuidadosa de desenhos que destacam a versatilidade e complexidade do trabalho da arquiteta.


Casa de Vidro | Perspectiva

As obras expostas na Tchoban Foundation são provenientes da coleção do Instituto Bardi, fundado por Lina Bo e Pietro Maria Bardi. Esses desenhos serviram como esboços e conceitos para seis projetos realizados de instituições culturais: Casa de Vidro, Solar do Unhão, MASP – Museu de Arte de São Paulo, Teatro Oficina, SESC Pompeia e Casa do Benin. Estes são espaços de socialização criados para promover o potencial social e cultural da arquitetura e da cultura na sociedade. Essas obras serão apresentadas na exposição juntamente com fotografias da artista Veronika Kellndorfer, que há décadas estuda o trabalho de Lina Bo Bardi e a modernidade na arquitetura.


Lina Bo Bardi, nascida Achilina di Enrico Bo em 1914, em Roma, imigrou para o Brasil em 1946, acompanhada de seu marido, Pietro Maria Bardi. Seu reconhecimento internacional atingiu o ápice em 2021, quando recebeu postumamente o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza. Em 2024, ela também será destaque na 60ª Exposição Internacional de Arte, La Biennale di Venezia. A exposição em Berlim é composta por obras do Instituto Bardi e inclui esboços e conceitos para seis de seus projetos culturais mais famosos.



Casa de Vidro, vista e perspectiva, caneta esferográfica sem data, hidrografia, grafite sobre papel offset.

De maneira poética, lúdica e despretensiosa, Lina Bo Bardi apresentou suas ideias em desenhos, que exemplificaram sua visão da obra arquitetônica como uma obra de arte total. Para isso, ela frequentemente utilizava materiais de construção inovadores como vidro e concreto, que, apesar de suas oposições estruturais, funcionavam harmoniosamente e se estabeleceram como componentes integrais da modernidade brasileira.

Museu de Arte de São Paulo | Perspectiva

Exposição Lina Bo Bardi – Poesia do Concreto

Local: Tchoban Foundation – Museu para Desenhos de Arquitetura

Endereço: Christinenstraße 18a,10119, Berlim

Abertura: 31 de maio de 2024, às 19h

Duração: 1º de junho a 22 de setembro de 2024

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 14h às 19h Sábado e domingo, 13h às 17h

Entrada 6 Euros, reduzida: 4 Euros

Mais informações www.tchoban-foundation.de


Curadoria da Exposição: Tereza de Arruda, M.A., Historiadora de Arte

Design de Exposição: Hülsenberg Studio

Design Gráfico: Annika Paetsch


Em parceria com o Instituto Bardi, sob o patronato da Embaixada do Brasil em Berlim

Por ocasião desta mostra é lançado um livro homônimo editado pela Tchoban Foundation

留言


bottom of page