Designer japonês cria banheiro público hi-tech que funciona por comandos de voz


Hi Toilet

Rádio Arquitetura | 31/08/2021


Kazoo Sato é designer gráfico, diretor de criação em uma agência de publicidade de Tóquio. Ele desenvolveu um banheiro público inovador em termos de design e funcionalidade.


Batizado como Hi Toilet, o equipamento lembra um iglu e empregou diversos conceitos arquitetônicos em sua montagem. Entre os critérios que nortearam o projeto estão iluminação, ventilação, acústica e automação. A ideia é oferecer uma experiência mais agradável para os usuários.


Hi Toilet, interior

Em vez de um ambiente escuro, mal ventilado e insalubre, o Hi Toilet mais parece um banheiro privado bem projetado. Suas linhas são simples e o foco não é a sofisticação, mas sim a praticidade e a sensação de limpeza.


A forma hemisférica do equipamento foi escolhida para aumentar o fluxo de ar interno. Um sistema de ventilação 24 horas também ajuda a prevenir o acúmulo de odores dentro do banheiro.


Hi Toilet, entradas

O Hi Toilet é dividido em duas alas. Na entrada situada no lado esquerdo há um banheiro acessível, preparado para atender homens, mulheres, cadeirantes e pessoas que passaram por procedimento de ostomia. No lado direito há um mictório masculino.


Montado no Nanagō-Dōri Park, uma pequena área verde localizada no distrito financeiro de Shibuya, em Tóquio, o banheiro tem outro diferencial importante: opera por comandos de voz para controle da porta, descarga do vaso sanitário, torneiras, secador de mãos, música ambiente e outros.



A ideia vinha sendo desenvolvida há 3 anos, mas se tornou especialmente oportuna em tempos de Covid-19. Eliminar o toque em superfícies que podem estar contaminadas ajuda a evitar não apenas variantes de coronavírus, mas também hepatite, micoses e outras doenças.


Segundo Kazoo, a inspiração para o projeto surgiu depois de muita pesquisa sobre o comportamento dos usuários em banheiros públicos da Europa e dos Estados Unidos. Os dados disponíveis indicavam que pelo menos 60% das pessoas usavam os pés para acionar a descarga de vasos sanitários, 50% abriam a porta usando papel higiênico, 40% fechavam a porta com o quadril e 30% utilizavam os cotovelos para evitar contato com as mãos.


Hi Toilet, planta baixa

O Hi Toilet é o décimo-segundo de uma série de 17 banheiros públicos do projeto The Tokyo Toilet, que convidou os principais designers japoneses e estrangeiros a contribuir com designs exclusivos. A ação é patrocinada pela Nippon Foundation, organização de interesse público ligada ao setor marítimo no Japão.



Marcelo Idiarte

Assessoria de Comunicação

Rádio Arquitetura

E-mail | WhatsApp