top of page

Barcelona é escolhida Capital Mundial da Arquitetura para 2026

Rádio Arquitetura | 10/08/2021


A Assembleia Geral da União Internacional de Arquitetos (UIA) decidiu no último dia 28 de julho que Barcelona será a Capital Mundial da Arquitetura em 2026. Com isso a cidade vai abrigar a 29ª edição do Congresso Mundial de Arquitetos, evento que já sediou com grande repercussão em 1996.


Neste ano de 2021 a capital catalã concorreu com a chinesa Pequim e venceu com o tema "Um hoje, um amanhã", que enfatiza o papel da arquitetura no desenvolvimento sustentável das cidades e sua resposta aos desafios urbanos da atualidade.


Diversos eventos culturais e multidisciplinares associados à Arquitetura e Urbanismo estão previstos para ocorrer em paralelo ao congresso da UIA em Barcelona. A cidade é considerada um dos mais importantes polos de pesquisa, estudo, experimentação e tecnologia urbana.


Berço de arquitetos famosos como Idelfons Cerdá, Antoni Gaudí, Lluis Domènech i Montaner e Puig i Cadafalch, Barcelona também é conhecida como Cidade Cuidadora e Cidade do Futuro por sua preocupação social, políticas públicas e iniciativas transformadoras no campo da arquitetura e urbanismo.



Marcelo Idiarte

Assessoria de Comunicação

Rádio Arquitetura

bottom of page