Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Lançado concurso para masterplan da orla do lago Paranoá

O governo de Brasília divulgou no dia 15 de dezembro, edital do Concurso para Masterplan da Orla do Lago Paranoá, cujo objetivo é revitalizar áreas públicas ao longo de mais de 100 quilômetros lineares, que foram desocupadas a partir de ação judicial de cunho ambiental.

Profissionais de todo o mundo poderão se inscrever de 18 de dezembro deste ano até 23 de fevereiro de 2018 na competição que, segundo o ex-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) Sérgio Magalhães, é “o mais importante concurso depois daquele de Brasília”.

“O sistema de espaços livres e verdes de Brasília pode e deve ser coroado e articulado pela Orla do Lago Paranoá, e como queremos a melhor solução para esse projeto complexo optamos pela forma mais democrática de contratação: o concurso público de projetos. Nessa modalidade, os projetos são apresentados de forma anônima e são avaliados por seu mérito, pela sua qualidade e melhor atendimento às condições do edital”, informa texto de apresentação do edital.

A Orla do Lago Paranoá é o maior patrimônio paisagístico da cidade de Brasília, que há 30 anos foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Seu processo de desocupação foi iniciado por ação proposta pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, que transitou em julgado em fins de 2011. Obrigava à desocupação e à recuperação da área de preservação permanente do Lago Paranoá, uma faixa de 30 metros a contar da cota altimétrica 1.000,80 m.

No entanto, essa ação levou a sociedade a pensar formas para retomar esses espaços públicos para a população de Brasília. Assim, surgiu o projeto Orla Livre, que integra e coordena diversas ações para qualificar o lago ambientalmente, integrando-o ao uso social do espaço.

Confira o edital completo no site do concurso.

 ( Adaptado do artigo original publicado pela ARCOweb em 15 de Dezembro de 2017 )

Deixe seu comentário: