Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

CAU/RS apresenta denúncia sobre a desqualificação do Ensino de Arquitetura e Urbanismo no RS

img_1601-800-x-532

CAU/RS apresenta denúncia sobre a desqualificação do Ensino de Arquitetura e Urbanismo no RS

 

A Rádio Arquitetura esteve presente no dia 07/3, na sede do Conselho de Arquitetura do Rio Grande do Sul, acompanhando a coletiva de imprensa convocada pelo Conselho, onde foi informado aos presentes sobre a entrega de um dossiê ao Ministério Público Federal, contendo a denúncia da desqualificação do ensino de arquitetura e urbanismo no Rio Grande do Sul. Estavam presentes na coletiva o Presidente do Conselho, Tiago Holzmann da Silva, junto com o Conselheiro do CAU/RS, Claudio Fisher, e o Presidente do IAB RS, Rafael Passos.

 

O primeiro a se pronunciar foi o Presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva que citou diversos exemplos que demonstram o sucateamento do setor:  demissão em massa de professores; redução do tempo da hora aula e da carga horária total dos cursos; alteração curricular unilateral; transformação da educação em artigo de consumo, com a simbólica abertura de faculdades dentro de shopping centers; sem falar na concorrência desleal que prejudica as universidades comunitárias de reconhecida qualidade.

 Compete ao Conselho zelar pela dignidade, independência e valorização da Arquitetura e do Urbanismo (… )”

Presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da SIlva

Segundo o Presidente, “Compete ao Conselho zelar pela dignidade, independência e valorização da Arquitetura e do Urbanismo; sendo expressa a Lei 12.378/2010 ao impor o dever-poder do CAU em promover o aperfeiçoamento da cultura e das instituições de Arquitetura e Urbanismo”

Em seguida falou o Conselheiro do CAU/RS e Coordenador da Comissão de Ensino e Formação, Cláudio Fischer que destacou a presença cada vez maior dos cursos EAD e do compromisso que os mesmos devem ter em manter as práticas já adotadas pelas Universidades, como pesquisas acadêmicas, melhorias no ensino e contratação de professores qualificados que possam formar profissionais aptos a estar no mercado.

Para Rafael Passos, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS,é preocupante o avanço das empresas multinacionais na educação superior e o alastramento do Ensino à Distância (EAD). “No último ano foram autorizados cursos 100% à distância na área de Arquitetura e Urbanismo, que não pode abrir mão da modalidade presencial e das disciplinas teórico-práticas de Projeto. Além disso, o debate em sala de aula é essencial para a formação do senso crítico, aspecto fundamental da formação de qualquer profissional”, criticou Passos.

 

Acompanhe a matéria completa no site do CAU/RS:

http://www.caurs.gov.br

 

img_1601-800-x-532

Deixe seu comentário: