Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

ENTENDENDO O QUE É PROJETO E SEU PAPEL TRANSFORMADOR

Compartilhe:
arquiteta-tati-scheffel-com-tarja

Um dos aspectos que mais me atrai na arquitetura é o do poder da transformação.

Tenho mapeado durante estes quase 20 anos de experiência com arquitetura que quando alguém decide encarar uma reforma no seu espaço externo, seja ele residencial ou comercial, aconteceu antes e internamente um incômodo uma vontade pela mudança.

Esse incômodo gera um desconforto interno de tal forma que a pessoa se percebe frente a um desafio: agir, transformar, mudar ou  reformar o entorno.

E ai entra a parte que chamo de “reforma como ferramenta de transformação” e a nossa capacidade de esclarecer  qual o papel do projeto nesse processo. O que afinal é projeto.

Esclarecer e informar que, enquanto profissionais, procuramos mapear comportamento, gosto pessoal, solução técnica, viabilidade financeira e legal, na busca da melhor solução.

Nesse momento assumimos o papel de agentes da mudança, capazes de transformar espaços e vidas. Apresentar as percepções, entendimentos, questionamentos, sonhos, soluções e aprendizados a partir da definição de um bom projeto.

Frente a tantos questionamentos aparentemente fáceis de responder, somente quem estiver disposto a parar, refletir, avaliar e concluir será capaz de usufruir da arquitetura e do seu poder transformador (.. )

Nesse caso um bom projeto é aquele que consegue representar e solucionar fisicamente o incômodo que antes ocorreu internamente. Projeto esse que será resposta de uma pergunta básica e que precisamos esclarecer. Como você funciona? Como gostaria que seu espaço servisse àquilo que pretende trabalhar? Qual seria sua estrutura ideal se não tivesse que se adaptar a alguma estrutura existente?

Qual sua real relação com sua casa ou com seu espaço de trabalho? Como o seu espaço influencia seu dia-a-dia?

Frente a tantos questionamentos aparentemente fáceis de responder, somente quem estiver disposto a parar, refletir, avaliar e concluir será capaz de usufruir da arquitetura e do seu poder transformador, como ferramenta de evolução e entendimento do seu entorno, da influência  e importância disso na sua  vida cotidiana e de todos que usufruírem do espaço.

Análises profundas e verdadeiras, ajudam os arquitetos a gerarem resultados gratificantes àqueles que acreditam que nosso entorno reflete aquilo que somos sem mesmo fazer isso conscientemente.

Esclarecer sobre  a complexidade e importância do projeto faz parte da nossa contribuição no esclarecimento da arquitetura como agente da transformação dos espaços e daquilo que o cerca..

Sejamos reurbanizadores de pessoas e seus espaços para transformar nosso meio ambiente, proporcionando qualidade de vida em nossas casas, locais de trabalho, ruas, bairros e cidades.

 


SOBRE A AUTORA:

arquiteta-tati-scheffel-original

Tatiana Scheffel é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Unisinos em 1999.

Pós-graduanda em Gestão ambiental pela Faveni/ES.

Foco do trabalho é o ser humano e a relação com o espaço construído.

Incentivadora de práticas sustentáveis e na tarefa de esclarecimento frente às opções e tentativas na busca de soluções cada vez mais eficientes nesse sentido.

Deixe seu comentário: